O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de Manaus

sábado, 27 de novembro de 2010

A Fisioterapia intensiva na Hipertensão Intracraniana

A Fisioterapia intensiva na Hipertensão Craniana

A hipertensão intracraniana (HIC) é a síndrome clínica resultante do aumento da pressão intracraniana (PIC). No ambiente de UTI, se faz necessário de uma equipe multiprofissional em constantes atualizações e reciclagens tendo em vista um melhor tratamento para esses pacientes, pois é de extrema importância o conhecimento da patologia, para buscar o diagnóstico e a terapêutica, precoce e adequada, prevenindo assim o surgimento de lesões secundárias.

A pressão intracraniana é resultante da soma de três volumes que ocupam um total entre 1000 ml e 1600 ml que se distribuem da seguinte maneira:

• 70% de componente parenquimatoso (tecido Nervoso);
• 23% componente licórico e água extravascular;
• 7% de componente vascular.

Quando ocorre um aumento de um dos componentes, causam um efeito de massa responsável por compressões e deslocamentos denominadas de hénia encefálica.

A hipertensão intracraniana constitui um evento comum entre traumatismos cerebrais agudos graves, lesões tumorais (Neoplasias, abscessos, hematomas, cistos congênitos, granulomas) e hidrocefalia. Como a HIC está relacionado a fenômenos compressivos e isquêmicos, ocorrerá uma interferência no fluxo sanguíneo cerebral (FSC), pela diminuição da pressão da perfusão cerebral (PPC), causada pelo aumento da PIC, ou seja, a elevação da PIC acarreta a diminuição da PPC, que, por sua vez, diminui o FSC. Por esse motivo, a HIC é uma urgência neurológica e a ventilação mecânica se torna imprescindível, protegendo as vias aéreas, permitindo a sedação e evitando a hipoxemia e a hipercapnia.

Para melhor controle da HIC são realizadas algumas monitorizações neurológicas como:

Monitorização da PIC: consegue detectar o quanto antes a elevação da PIC, sua monitorização é intraventricular, permitindo a drenagem de líquor no controle da HIC, seu valor tolerável é de até 20 mmHg, podendo ser utilizado o seguinte critério:

• PIC ≤ 10 mmHg: Normal
• PIC 10 e 20 mmHg: levemente aumentada
• PIC 21 e 40 mmHg: moderadamente aumentada
• PIC acima de 40 mmHg: gravemente aumentada

Fluxo Sanguíneo Cerebral (FSC): o cérebro possui 2 a 3% do peso corporal, mas necessita de 20% de todo O2 consumido pelo organismo, e essa demanda é atendida pelo FSC que irá variar em função da PPC e do RVC sendo calçudo da seguinte maneira:
FSC = PPC / RVC

Sendo FSC inversamente proporcional a RVC e diretamente proporcional a PPC.
Pressão de Perfusão Cerebral (PPC): é o gradiente pressórico que há entre a Pressão Arterial Media (PAM) e a Pressão Intracraniana (PIC), que deverá ser mantida ≥ a 70 mmHg para que aja uma perfusão sanguínea adequada no SNC, sendo calculado da seguinte maneira:

PPC = PAM – PIC

 Extração Cerebral de Oxigênio (ECO2) e Consumo Cerebral de Oxigênio (CCO2): a taxa de ECO2 avalia a relação entre o CCO2 e o FSC, ou seja, a oferta de oxigênio e o consumo cerebral. A ECO2 é a diferença arteriojugular das saturações de oxiemoglobina, com medida de sangue arterial geralmente obtida pela artéria radial (SaO2) e sangue venoso cerebral obtido do bulbo jugular (SjO2), utilizando esta formula:

ECO2 = SaO2 – SjO2

As faixas normais de variação da ECO2 é de 24 a 42% em adultos e 17 a 35% em crianças e da SjO2 é de 55 a 69% em adultos e 62 a 76% em crianças.
A manutenção terapêutica da ECO2 normal ou próximo do normal se associa significativamente a uma melhor evolução neurológica.

Capnometria: permite a monitorização continua do CO2 exalado por meio de um sensor adaptado a cânula de entubação, em geral o paciente deve ser mantido com PaCO2 em torno de 35 mmHg, pois a hiperventilação prolongada deverá ser evitada pelo risco de induzir isquemia cerebral por queda FSC.

Durante o período de controle da HIC, se prefere o uso da ventilação assisto- controlado modo volume controlado, para obter um maior controle do volume corrente e das modificações do FSC ocorridas pelas alterações na PaCO2, decorrentes da hipo ou hiperventilação.

Para controle da PaCO2 são necessários ajustes do Volume-minuto por meio das alterações do volume corrente/pressão inspiratória e/ou freqüência respiratória do paciente, devendo-se ter cuidado evitando elevadas freqüências respiratórias, para que não haja o auto-PEEP. Sendo também conveniente manter a saturação de O2 aproximadamente na faixa entre 96% a 98% ajustando assim, a fração inspirada de O2 juntamente com a PEEP, adequada à situação respiratória em questão, e que a utilização de PEEP elevadas, demonstram pouca influencia na PIC e complacência cerebral.

O principal objetivo dos cuidados no paciente neurológico é evitar a injuria secundaria, mantendo estabilidade hemodinâmica, metabólica, e respiratória, com o intuito de manter uma adequada oferta de oxigênio e de nutrientes ao tecido cerebral.

Especializandos: Isane Farias e Lissiane Tavares.
Orientação: Daniel Xavier.

www. sobratimanaus.com

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Especializaçao em Fisioterapia Intensiva/Manaus



A fisioterapia intensiva na cidade de Manaus vem aos poucos conseguindo o respeito e a credibilidade necessários diante do trabalho expressivo que vem desempenhando junto aos hospitais conveniados à Sobrati/Manaus. Diante do profissionalismo, empreendimento e capacitação profissional, nossos especializandos vem galgando degraus que conferem a estes uma posição de destaque junto a comunidade científica Amazonense; Um exemplo foi a participação do especializando Carlos Elias Júnior no V CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, onde a partir do seu relato, ratificamos a posição de destaque alcançada por nós intensivistas.

Segue o relato do especializando:

"No dia 26 a 29 de setembro de 2010 no estado do Ceará na sua capital Fortaleza foi o palco do encontro entre fisioterapeutas, Médicos, pesquisadores, acadêmicos e demais profissionais da saúde de todo o Brasil e do exterior, evento que teve participação de nomes expressivos da fisioterapia nacional e internacional .

Evento que teve uma programação científica rica em cursos, palestras, apresentação de trabalhos científicos internacionais e nacionais, onde ficou claro que a fisioterapia é uma área rica e promissora tanto no campo de Desportiva, Dermato Funcional, Ortopedia, Cardiovascular, respiratória e um novo campo que se abre, como a fisioterapia clínica , onde o fisio atua diretamente no controle do sistema imunológico, leitura de exames hematológicos na fundamentação das intervenções fisioterapeuticas, assim como novas técnicas e ferramentas de tratamento que só vem à agregarem de forma positiva a conduta de um bom tratamento fisioterapêutico, como a terapia neural, terapia anodyne infravermelho potente que atua com 890 nm, penetrando na derme de 5 a 7 cm realizando uma vasodilatação, e com isso angiogênese, regeneração tecidual e alívio de dor e manipulações das fáscias musculares e muito mais.

Dentro deste evento internacional tivemos o II SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA INTENSIVA SOBRATI, com participação do Dr. Rodrigo Tadine da diretoria nacional SOBRATI, e do Dr. Diretor Regional do Nordeste e muitos outros, onde tivemos palestras de desmame ventilatório, parada cárdiorespiratória, SDRA, Monitorização do paciente crítico, Ventilação não invasiva, e uma introdução sobre a importância do suporte básico de vida onde um profissional atuando de forma de técnicas simples e manuais podendo reverter o quadro de uma PCR, e a clínica fisioterapeutica em pneumo funcional.

Onde tal simpósio deixou claro a importância do fisioterapêuta intensivista, profissional esse que deve ser dotado de conhecimento teórico e prático e, pronto para atuar e intervir em uma súbita situação crítica dentro da UTI, recentes estudos científicos deixam claro que o fisioterapeuta reduz o tempo de internação do paciente dentro da UTI ,sua importância no controle de infecções, e conforme sua preparação e conhecimento é de vital importância para oxigenação, ventilação e perfusão do sistema respiratório do paciente crítico, isso respeitando cada caso clínico e patológico.

Com tudo só pude concluir que o fisioterapeuta intensivista é um membro respeitado e indispensável do âmbito de UTI, profissional esse que deve ser habilitado, reciclado, atuante em agregar e somar conhecimentos didáticos e profissionais para ter uma boa atuação dentro da UTI, pois como diz o Dr. Daniel Xavier “Dentro da uti não existe mentira, ou você sabe ou você não sabe, o profissional mau preparado não vai ter onde se esconder e vai ser descoberto”. E a enorme importância do profissional realizar pesquisas cientificas, pois só assim irá comprovar cientificamente que suas condutas são de grande importância para a reversão de tal quadro clínico.

Pois só tenho a agradecer ao Dr. José Carlos Rebelo (USA), Dr. Óseas Florêncio de Moura Filho (PI), Dra. Ana Paula Assunção Pinto (SP), Dr. Rodrigo Tadine (SP), Dr. Elson Gama (AL), Dr. Silvania Furtado (AM), Dr. Julio Saiach (Argentina), Dr. Oliver Gültig (Alemanha), pessoas essas que me receberam de braços abertos com uma enorme simpátia e simplicidade, que ambos tem como regra geral, a pesquisa e a proliferação de conhecimento para bem comum da técnica fisioterapeutica e da classe dos profissionais que vivem para reabilitar, nós os fisioterapeutas.

Carlos Elias Jr - Especializando da Sobrati/Manaus.

www.sobratimanaus.com

sábado, 6 de novembro de 2010

I Ciclo de palestras em fisioterapia intensiva de Manaus

No dia 23 de Outubro de 2010, a Sobrati-Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva-Manaus, realizou seu primeiro Ciclo de Palestras em Fisioterapia Intensiva, com a coordenação do Professor Marcus Vinícius, que aconteceu na Fundação de Medicina Tropical de Manaus, e contou com a participação de representantes da fisioterapia intensiva amazonense.

Foram realizadas oito palestras, entre os períodos manhã e tarde, com a participação de fisioterapeutas renomados em terapia intensiva na cidade de Manaus, mesclado com palestras proferidas por especializandos e seguido de dois mini-cursos, sendo eles: A Atuação do fisioterapeuta na parada cardiorrespiratória, e manobras de fisioterapia intensiva em paciente sob ventilação mecânica.

Realizados de maneira dinâmica e reforçando o caráter de ensino-aprendizagem, nos dois mini-cursos, utilizamos manequins para treinamento de manobras em fisioterapia intensiva, ventilador mecânico pneumático com cilindro de oxigênio e D.E.A – Desfibrilador externo Automático, a fim de simular situações onde a atuação do profissional capacitado e habilitado fariam a diferença entre uma boa prestação de atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar.

Foi realizada também uma mesa redonda onde as dúvidas foram sanadas pelos palestrantes. Seguida da exposição de banners científicos confeccionado pelos nossos especializandos.

Com muita satisfação, recepcionamos mais de 130 acadêmicos de várias instituições de ensino, dentre elas, FAMETRO, UNIP, UNINORTE e NILTON LINS, e também alguns profissionais do município de Coari e do Estado de Roraima. Coroando de êxito um trabalho advindo desde Março de 2010, com a instituição da primeira especialização profissionalizante em fisioterapia intensiva ministrado pela Sobrati-Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva- regional de Manaus.

Aproveitando a oportunidade, agradecemos a todos os PARTICIPANTES E PALESTRANTES, que tornaram o nosso primeiro Ciclo de Palestras um sucesso, e contamos com a presença de todos nos próximos eventos, onde buscaremos a implementação com a presença de palestrantes de outras regiões e muitas outras novidades.

Ratificando a posição de destaque que temos conseguido em Manaus através de um trabalho sério, ético e profissional. Temos a certeza que ao compartilharmos o conhecimento, este será perpetuado e elevado a condições onde o maior ganho será a prestação de serviços em fisioterapia intensiva dentro das UTIs amazonenses.

www.sobratimanaus.com.br

www.medicinaintensiva.com.br

domingo, 19 de setembro de 2010

I Ciclo de palestras em fisioterapia intensiva de Manaus




A Sobrati/Manaus vem se destacando regionalmente pela qualidade do seu curso de especialização em fisioterapia intensiva na cidade de Manaus.

A carga horária de 1.200h/aula e a vivência do especializando dentro das UTIs dos mais conceituados hospitais da cidade como Fcecon, Hospital 28 de Agosto, Fundação de Medicina Tropical e Hospital Platão Araújo garantem o alto nível da nossa especialização.

Hoje os fisioterapeutas de Manaus não mais necessitam sair do seu Estado afim de buscar uma especialização de qualidade.

Neste espírito de inovação e profissionalismo, apresentamos o primeiro ciclo de palestras em Fisioterapia Intensiva da cidade de Manaus. Dia 23 de Outubro as 08:00 horas na FMTAM.

Participem!!!!!

Inscrições: falar com Patrícia 84212393/32382563
e-mail: diretoria@sobratimanaus.com

domingo, 12 de setembro de 2010

Sala de aula virtual -SOBRATI/MANAUS


Inovando sempre, o curso de especialização em fisioterapia intensiva da Sobrati/Manaus, disponibilizou para seus especializandos a sala de aula virtual baseada no conceito A.V.A-Ambiente virtual de aprendizado.

Neste ambiente interativo, está disponibilizado informações de interesse ao curso, provas on-line, material didático disponibilizado pelos professores, tutores e preceptores, calendário de distribuição de atividades e grupos , cronograma de provas, apresentação de trabalhos, postagem de comentários, chat entre outros.

Uma outra ferramenta é a possibilidade da realização de cursos de interesse específico como Suporte básico de vida, ventilação mecânica, fisiologia e fisiopatologia pulmonar, tudo em um ambiente virtual, onde o complemento destas atividades como a carga prática será realizada em um dos nossos hospitais conveniados.

Para ter acesso ao ambiente virtual da especialização em fisioterapia intensiva da sobrati/manaus, basta acessar a página www.sobratimanaus.com e clicar em sala virtual; os especializandos terão livre acesso à pagina e aos conteúdos.

sábado, 11 de setembro de 2010

1º Ciclo de palestras em Fisioterapia Intensiva

1º Ciclo de palestras em Fisioterapia Intensiva


Em Outubro, dia 23 , acontecerá no auditório da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, o 1º ciclo de palestras em fisioterapia intensiva promovida pela Sobrati/Manaus.

Entre as novidades, destacamos o workshop que acontecerá no período da tarde onde nossos professores demonstrarão as manobras de fisioterapia intensiva em manequim próprio para demonstração e conectado ao ventilador mecânico, conferindo maior realidade e um ambiente propício para o processo de ensino-aprendizagem.

Destacamos ainda, a atuação da fisioterapia intensiva durante a parada cárdiorespiratória com o uso do DEA-Desfibrilador externo automático e os passos a serem tomados durante a PCR.

As palestras ministradas serão abordadas as técnicas mais atuais no manejo do paciente crítico.

Participem!!!!!

Contato e incrições:32382563
Valores: Especializandos - R$ 15,00
Acadêmicos - R$ 50,00
Profissionais - R$ 100,00

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fisioterapia intensiva em Manaus


A especialização em fisioterapia intensiva SOBRATI/MANAUS, além de ser a mais completa especialização profissionalizante em fisioterapia intensiva de Manaus, valoriza os profissionais da região e formam profissionais para trabalharem em seu quadro profissional de professores e preceptores.

Diante disso, os especializandos, sob a preceptoria do Prof. Átila Rodrigues, atuam de forma competente e diferenciada na FMTAM-Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, onde o espaço foi conseguido diante da percepção por parte dos gestores desta Fundação do benefício em ter em seu quadro profissional, especializandos e preceptores de alta qualificação profissional.

Mas o caso do professor e preceptor Átila, não é o único em que "pratas da casa" se encontram bem colocados no mercado de trabalho da cidade de Manaus; Recentemente, nossa especializanda, Dra.Bruna Gemelli, foi convidada para ser preceptora por uma das Instituições de Ensino Superior de Manaus e atualmente é preceptora de graduandos na UTI da FCECON/AM.

Nosso maior intuito enquanto Sociedade, não se restringe apenas em fornecer um curso de qualidade e diferenciado em relação aos demais da Região, mas também, conscientes da qualidade de nossos especializandos, auxiliá-los no ingresso a um mercado de trabalho extremamente exigente e competitivo.

É por isso que a especialização em fisioterapia intensiva ministrada pela Sobrati na cidade de Manaus tem se tornado cada vez mais solicitada e recomendada pelos mais influentes profissionais da área de saúde.

Nosso sucesso é baseado na busca constante por parcerias e principalmente pelo nosso material humano!!!

Daniel Xavier-Diretor Regional da Sobrati em Manaus

domingo, 5 de setembro de 2010

Especialização em fisioterapia Intensiva

Especialização em fisioterapia intensiva na cidade de Manaus

"A mais completa da cidade de Manaus".

Com aulas teóricas semanais e práticas duas vezes por semana em nossos hospitais conveniados;Hospital e pronto socorro 28 de agosto, Fundação de Medicina Tropical, Hospital Platão Araújo e FCECON, nossa especialização é a mais completa da cidade de Manaus.

Formando especialistas em fisioterapia intensiva com vivência teórica e o que é imprescindível, vivência prática dentro da Unidade de tratamento intensivo, temos nos tornado referência na formação de fisioterapêutas intensivistas na região norte do país.

Aula teórico-prático sobre montagem, ajustes e modalidades da ventilação mecânica.

Diante de nossa grade curricular única e da presença de profissionais qualificados, contamos em nosso grupo de especializandos com profissionais da cidade de Coari-AM, Boa Vista-RR, Rio Branco-AC e Santarém-PA, além de professores de renome na cidade de Manaus que tendo em vista o custo-benefício e a qualidade da nossa especialização em fisioterapia intensiva, cursam a especialização em caráter de "alunos especiais".


Informações: www.sobratimanaus.com.br
diretoria@sobratimanaus.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fisioterapia Intensiva em Manaus

Especializaçao em Fisioterapia Intensiva

ESPECIALIZANDOS DA SOBRATI/MANAUS SAO REFERÊNCIA EM FISIOTERAPIA INTENSIVA NA CIDADE DE MANAUS

Especializandas da primeira turma de especializaçao-SOBRATI/MANAUS


Os especializandos da primeira turma de fisioterapia intensiva da cidade de manaus vem á passos largos conquistando o espaço que compete a fisioterapia como componente fundamental na formaçao da equipe interdisciplinar dentro da Unidade de Tratamento intensivo.
Após concluirem o período de treinamento básico na Fundaçao CECON/AM, centro de referência no tratamento de pacientes oncológicos da regiao Norte do país, encontram-se atuando de forma irrepreenscível e levando qualidade na prestaçao de serviços em fisioterapia ao Hospital e pronto Socorro 28 de agosto.


O pioneirismo, associado a uma grade curricular robusta e completa, proporciona aos especializandos um embasamento teórico-prático inédito nesta regiao do País, fazendo com que nossos alunos nao mais precisem sair de Manaus para cursarem uma especializaçao de qualidade em outros estados do Brasil.
Contando com uma grade curricular que perfaz uma carga horária total de 1.200 horas/aula, nossos especializandos além de cursarem a parte prática da especializaçao em centros de excelência como a FCECON e o Hospital 28 de agosto, contam ainda com a possibilidade de outros dois centros/Hospitais de referência na cidade de Manaus, O Hospital e pronto Socorro Platao Araújo e a fundaçao de medicina tropical.

Diante destas enorme conquistas e através do profissionalismo e ética apresentando por nossos especializandos, mostramos a necessidade do fisioterapeuta dentro da Unidade de tratamento intensiva; Entretanto, a maior conquista talvez consista na abertura e colocaçao profissional que nossos especializandos vem conquistando diante dos hospitais da cidade de Manaus.
Professores Kleber Prado, Daniel Xavier-Diretor regional da SOBRATI/MANAUS, Nilander franco e Lilian Merine

O nosso diferencial enquanto especializaçao consiste na formaçao de especialistas que contam com um nível de experiência provido tanto pelas aulas teóricas semanais, quanto pela vivência prática evidenciada através de plantoes em UTIs de renome regional, além evidentemente da chancela de uma sociedade de reconhecimento nacional e internacional, a SOBRATI.
www.sobratimanaus.com
www.xavierdaniel.com
www.medicinaintensiva.com.br

domingo, 22 de agosto de 2010

Treinamento teórico-prático ministrado pela SOBRATI/MANAUS sobre a avaliação em fisioterapia intensiva.

Treinamento teórico-prático ministrado pela SOBRATI/MANAUS sobre a avaliação em fisioterapia intensiva.

Uma dos aspectos mais importantes acerca da fisioterapia intensiva consiste na avaliação realizada beira-leito dos pacientes criticamente enfermos dentro da Unidade de tratamento intensivo.

A partir de uma coleta sistemática de dados, que consiste primeiramente em uma análise minuciosa do prontuário médico, associado à leitura e interpretação correta dos exames complementares, embasam a tomada de decisão terapêutica e caracterizam a atuação do fisioterapeuta intensivista.

Os aspectos relacionados à elaboração do diagnóstico cinético-funcional são fundamentais e exigem um alto grau de conhecimento sobre os aspectos fisiológicos cardiopulmonar, da mecânica ventilatória e da fisiopatologia pulmonar.

A conduta terapêutica como um fim, deve ser subsidiada por todas as informações pertinentes ao paciente de forma a convergir para uma tomada de decisão concisa e que irá determinar a eficácia da fisioterapia em uma unidade de tratamento intensiva.

O treinamento teórico-prático é imprescindível a todos que pretendem trilhar os caminhos da terapia intensiva. O graduando ou especializando, deve ter acesso a todas as formas de avaliação disponíveis, bem como o correto treinamento para a posterior avaliação e conseqüente tomada de decisões terapêuticas.

Antigos paradigmas e conceitos usuais na fisioterapia respiratória, antes inquestionáveis, hoje já perderam sua condição em detrimento de uma maior complexidade e qualificação do profissional intensivista.

Um destes “paradigmas” consistia em que uma eficaz fisioterapia respiratória sempre terminava com a aspiração das vias aéreas dos pacientes internados. Hoje, esta conduta invasiva e por vezes traumática, fica dependente de uma criteriosa avaliação que justifique a sua real necessidade, onde para tanto, uma ausculta eficaz, somada a outros critérios, são prevalentes e exigem deste novo profissional, uma carga de conhecimento muito maior.

De fato, este novo profissional, o fisioterapeuta intensivista, a partir de sua formação diferenciada, consegue suprir a necessidade de um atendimento qualificado inerente aos pacientes gravemente enfermos e internados na UTI.

Nós da SOBRATI/MANAUS reconhecendo a importância fundamental na formação destes novos intensivistas, baseamos inicialmente nosso trabalho na capacitação através da avaliação cinético-funcional em UTI, disponibilizando materiais inovadores e atualmente inexistentes na cidade de Manaus, a fim de oferecer as melhores condições possíveis favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Autor: Daniel Xavier.

Diretor regional da SOBRATI/MANAUS

sábado, 21 de agosto de 2010

O uso da prancha ortostática na UTI

O uso da prancha ortostática na UTI

RESUMO: A imobilização e a internação prolongada do paciente crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) podem provocar efeitos
adversos. A prancha ortostática pode ser um recurso utilizado na recuperação precoce de variáveis funcionais de pacientes críticos em
UTI. Essa terapêutica é utilizada com frequência em outros países, entretanto, no Brasil, não existem dados sobre a disponibilidade desse
equipamento nas UTI’s, bem como sua frequência de uso. O objetivo deste estudo foi investigar a frequência de uso da prancha ortostática
nas UTI´s de hospital público, hospital privado e hospital sem fins lucrativos existentes na cidade de São Paulo. Tratou-se de um estudo
transversal utilizando questionário semiestruturado como forma de coleta de dados. Foram selecionados 182 hospitais para avaliação.
Desses, 70 foram incluídos e 15 (21,42%) dos hospitais avaliados devolveram o questionário respondido, 3 (20%) deles possuíam a prancha
ortostática, porém nenhum a utilizava como recurso terapêutico de rotina na Unidade de Terapia Intensiva. A maioria dos hospitais
investigados não possuem a prancha e dos 3 hospitais que relatam possuir o equipamento, apenas um faz uso na UTI.

Para ter acesso ao artigo original acesse www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/75/225a229.pdf
Autores:
Alexandre Luque* Fernanda de Córdoba Lanza****
Camila Gabriela Garcia Martins** Mariana Rodrigues Gazzotti*****
Marcele Siegler Santiago e Silva***

domingo, 15 de agosto de 2010

Fisioterapia Intensiva inova com a Prancha Ortostática

Fisioterapia Intensiva inova com a Prancha Ortostática

Fisioterapia Intensiva inova com a Prancha Ortostática

Fisioterapia Intensiva inova no Hospital Daher

A Prancha Ortostática é a grande novidade do Hospital Daher. Adquirida pela Med Fisio em dezembro de 2008, chegou ao Hospital em janeiro deste ano. Seu uso em pacientes de unidade de terapia intensiva melhora as condições do sistema respiratório, circulatório além de evitar o agravamento de deformidades, conhecidas como pé equino. Ela está sendo utilizada em pacientes que têm alguns estímulos, como a abertura ocular, estímulos dolorosos, entre outros. A Prancha eleva os pacientes que estão há mais de cinco dias em ventilação mecânica, ocasionando a melhora de trocas gasosas (ventilação/perfusão).

Em Brasília a Prancha já é usada em pacientes paraplégicos e tetraplégicos, mas para reabilitação em pacientes de UTI é pioneira na cidade. Nem todos os pacientes estão aptos a utilizar a Mesa ortostática. A Med Fisio é especializada em fisioterapia hospitalar intensiva e atua no Daher desde 2002. Os fisioterapeutas Dr. Arllen Junqueira e Dr. Raimundo Soares da Med Fisio foram idealizadores na aquisição da Prancha para a UTI do Hospital. A idéia surgiu em 2006 quando um estudo sobre a Mesa Ortostática foi apresentado em São Paulo, no Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, pelo consagrado fisioterapeuta Dr. Joaquim Vega. Posteriormente veio a Brasília também em 2007, a convite do Fisioterapeuta Dr. Arllen, que mostrou encantado pelo tema, para participar do I Simpósio Fisioterapia em UTI, realizado pela Med Fisio com apoio do Hospital Daher.

Em setembro de 2008 os coordenadores da UTI, Dr. José Ribamar Frazão e Dra. Keilah Campos, foram consultados sobre a viabilidade da utilização da Mesa no Hospital. “Os estudos apresentados comprovaram que a Mesa seria uma grande aquisição para o Daher”, confirmou Dr. Junqueira.

A Mesa Ortostática é motorizada e tem a aparência de uma maca, possui rodas e todos os seus movimentos são controlados por controle remoto. Há faixas para fixação do paciente à Prancha e uma espécie de tábua na sua parte inferior, local onde o paciente apoia os pés. A Prancha possui uma régua de graus e é elevada até 90°. Os fisioterapeutas precisam seguir um protocolo, e monitorizar os dados três vezes a cada ida do paciente à Mesa, ficando por 40 minutos em elevação de 75°.

“Ainda não sabemos ao certo se vamos elevar os pacientes uma ou duas vezes ao dia, precisamos fazer alguns estudos e dentro de seis meses teremos resultados mais concretos, sabemos que há uma evolução no desmame ventilatório e consequentemente uma redução do tempo de internação nos pacientes críticos, além de vários outros fatores benéficos”, confirma Dr. Arllen. Alguns dos dados analisados são: frequência cardíaca e respiratória e pressão arterial. Fisioterapeutas, médicos e enfermeiros estão muito animados com os resultados que a Mesa Ortostática trará para o Hospital Daher.

Mesa Ortostática

UTI Hospital Daher

Fisioterapeuta Dr. Arllen Junqueira

Benefícios: diminuição do tempo de ventilação mecânica, melhora de trocas gasosas (ventilação /perfusão), repercussão neurológica (melhora do glasgow), repercussão cardio-vascular, repercussão músculo esquelética, correção de distúrbios dos membros inferiores, estimulação de reflexos posturais, correção de deformidades (pé eqüino), estimulação propriceptiva, com contato do pé e o apoio da prancha.

Contra-indicações: pacientes que não respondem a vários estímulos (glasgow >

A especialização em fisioterapia intensiva da SOBRATI MANAUS, procurando sempre proporcionar o que há de mais atual em fisioterapia intensiva, aos especializandos e principalmente uma melhoria na prestação de serviços intensivos aos pacientes por nós atendidos, em breve estará disponibilizando o uso da prancha ortostática dentro da Unidade de Tratamento Intensiva.

Primeiramente, a FCECON será contemplada com a prancha ortostática para que verifiquemos sua real viabilidade no emprego à pacientes críticos, postariormente, todos nossos hospitais conveniados como Hospital 28 de Agosto, Fundação de Medicina Tropical e Hospital Platão Araújo, serão contemplados.

www.sobratimanaus.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Especialização em fisioterapia Intensiva em Manaus

Especialização em fisioterapia Intensiva em Manaus

Dr. Rafael Malezan, Dr.Daniel Xavier, Dra.Lilian Merini e Dr.Nilander Franco


Com o intuito de fortalecer nossa equipe de profissionais buscando sempre o melhor corpo docente para a especialização em fisioterapia intensiva, recebemos na condição de alunos especiais e professores do curso, a Dra. Lilian Merini Regini, professora e coordenadora da UFAM-Universidade Federal do Amazonas de Coari e o professor Dr. Rafael Malezan, reconhecidamente um dos melhores profissionais de Manaus e professor da Uninorte e da UEA.

Diante do crescimento e do reconhecimento da especialização em fisioterapia intensiva como uma das mais completas da cidade de Manaus, temos formado uma equipe coesa e com os profissionais extremamente qualificados para comporem nosso quadro de professores e parceiros.

Dispomos aos nossos especializandos uma carga horária e grade curricular que somam 1.200 horas/aula, onde inovando nas especializações existentes na cidade de Manaus, a metade desta carga será de caráter prático a serem realizadas em uma das Instituições conveniadas como: FCECON, Hospital 28 de Agosto, Hospital Platão Araújo e Fundação de Medicina Tropical.

Viemos com a SOBRATI, um grupo sólido com mais de dez anos na formação de intensivistas, com o intuito de formar profissionais altamente capacitados para o exercício da fisioterapia intensiva. Não temos a intenção de segmentar a profissão, mas sim agregar de forma a não desmerecer nenhuma outra pós-graduação, seja ela co-relata ou não.Tratamos com ética e profissionalismo não só nossos especializandos mas todos os profissionais da cidade de Manaus e o nossso sucesso é a maior resposta e prova de um trabalho ético, profissional e verdadeiramento voltado apenas para o crescimento da fisioterapia na região norte.

www.sobratimanaus.com

sábado, 31 de julho de 2010

Fisioterapeuta Daniel Xavier ministra aula para mulheres mastectomizadas da Fcecon- Amazonas

Fisioterapeuta Daniel Xavier ministra aula para mulheres mastectomizadas da Fcecon- Amazonas



EXERCÍCIOS PRÉ E PÓS-MASTECTOMIA

Hoje, duas situações predominam no tratamento do câncer, de um lado a cura completa, sem sequelas físicas ou funcionais, de outro, a necessidade de um tratamento mais agressivo que pode deixar limitações significativas.

Como o objetivo é proporcionar uma vida com qualidade aos pacientes, a FCECON vem buscando a cada dia melhor atender e esclarecer seus pacientes, sendo cada vez mais necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar e o aproveitamento da vivência dos próprios pacientes na busca de um aperfeiçoamento.

Da vivência das mulheres que fazem parte do Grupo Gamma é que surgiu a necessidade, sentida por elas, de um melhor esclarecimento a todas às mulheres que irão se submeter a uma mastectomia, da importância da fisioterapia no pré e pós-operatório.

Com o apoio do fisioterapeuta Daniel Xavier, da SOBRATISociedade Brasileira de Terapia Intensiva – e responsável pela UTI da FCECON, será realizado nos próximos dias 18 e 24 um curso que visa oferecer às pacientes técnicas na realização de exercícios e práticas fisioterápicas que previnam o aparecimento dos linfedemas.

Leia a matéria na íntegra >>>>>

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O uso da bicicleta passiva na UTI

Especializandos da primeira turma de fisioterapia intensiva de Manaus e o emprego da bicicleta passiva em UTI


Visando a otimização no tratamento dos pacientes críticos internados na UTI(Unidade de tratamento Intensivo), A Fisioterapeia intensiva, a partir dos fisioterapeutas intensivistas, proporcionam um atendimento diferenciado e profissional.

Separando o "amadorismo" do profissionalismo, predominantes atualmente dentro das UTIs, os intensivistas inovam e descobrem formas de melhorar a prestação de serviço em fisioterapia.

Diante do exposto, na cidade de Manaus, os pacientes internados na FCECON, contam com este atendimento diferencial proporcionado pela especialização em fisioterapia intensiva de responsabilidade da SOBRATI - Regional Manaus, coordenado pelo fisioterapeuta Daniel Xavier.

O uso da bicicleta passiva se mostrou eficaz como adjuvante à terpêutica, cujos objetivos fundamentais concernem na prevenção de contraturas e deformidades, desenvolvimento da TVP(trombose venosa profunda) - considerando-se a alta incidência em pacientes oncológicos além da prevenção da Síndrome do imobilismo.

Certamente esta terapêutica em nenhum momento substitui o profissional habilitado e treinado para a lida com este grupo de pacientes críticos, entretanto, mostrou-se uma intervenção não invasiva, de baixo custo e cujos benefícios superam o custo material.

Sua segurança foi ratificada a partir do momento em que não foram observadas alterações hemodinâmicas significativas nem alterações quanto à ventilação/oxigenação dos pacientes submetidos à ventilação mecânica.

www.sobratimanaus.com
www.xavierdaniel.com
www.fisioterapiamanaus.com.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

IBS-Suporte básico de vida em Manaus

IBS-Suporte básico de vida em Manaus


r


Juntamente com os especializandos da primeira turma de especialização em fisioterapia intensiva de Manaus, ministrada pela SOBRATI/Manaus por intermédio de seu diretor regional, o Fisioterapeuta Daniel Xavier, A FCECON recepcionou o grupo de palestrantes durante a primeira turma treinada em IBS-Suporte básico de vida na cidade de Manaus.



Contamos com a participação de mais de 110 participantes dentre os quais, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas.

Com os equipamentos fornecidos pela SOBRATI, como manequim, D.E.A-Desfibrilador externo automático entre outros, garantiram a satisfação e o bom treinamento profissional de todos os participantes.

Em consequência da enorme aceitação dentro da comunidade relacionada à área de saúde, formaremos em breve uma nova turma para treinamento no suporte básico de vida na cidade de Manaus.

sábado, 3 de abril de 2010

Entrevista de Daniel Xavier




Entrevista proferida pelo fisioterapeuta Daniel Xavier à rede AMAZONSAT para o programa ESTILO DE VIDA.

O tema abordado foi a articulação do joelho e suas principais afecções.

video

Saúde

O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e também uma das que mais sofre lesões. Dores e problemas no joelho nunca foi privilégio só dos atletas.
publicado em: 29 de março de 2010

Sobre o Programa


O estilo de vida do homem amazônico é o conteudo deste programa que leva diariamente informações sobre as práticas para manutenção da saúde e do bem estar.

Entrevistas com profissionais de diferentes áreas contribuem para a melhoria da qualidade de vida na Região
.

Site: http://www.estilodevida.tv.br
Siga no Twitter: http://www.twitter.com/estilovida
Amazon Sat Copyright © 2009. Todos os direitos reservados