O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de Manaus

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Especializaçao em Fisioterapia Intensiva/Manaus



A fisioterapia intensiva na cidade de Manaus vem aos poucos conseguindo o respeito e a credibilidade necessários diante do trabalho expressivo que vem desempenhando junto aos hospitais conveniados à Sobrati/Manaus. Diante do profissionalismo, empreendimento e capacitação profissional, nossos especializandos vem galgando degraus que conferem a estes uma posição de destaque junto a comunidade científica Amazonense; Um exemplo foi a participação do especializando Carlos Elias Júnior no V CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, onde a partir do seu relato, ratificamos a posição de destaque alcançada por nós intensivistas.

Segue o relato do especializando:

"No dia 26 a 29 de setembro de 2010 no estado do Ceará na sua capital Fortaleza foi o palco do encontro entre fisioterapeutas, Médicos, pesquisadores, acadêmicos e demais profissionais da saúde de todo o Brasil e do exterior, evento que teve participação de nomes expressivos da fisioterapia nacional e internacional .

Evento que teve uma programação científica rica em cursos, palestras, apresentação de trabalhos científicos internacionais e nacionais, onde ficou claro que a fisioterapia é uma área rica e promissora tanto no campo de Desportiva, Dermato Funcional, Ortopedia, Cardiovascular, respiratória e um novo campo que se abre, como a fisioterapia clínica , onde o fisio atua diretamente no controle do sistema imunológico, leitura de exames hematológicos na fundamentação das intervenções fisioterapeuticas, assim como novas técnicas e ferramentas de tratamento que só vem à agregarem de forma positiva a conduta de um bom tratamento fisioterapêutico, como a terapia neural, terapia anodyne infravermelho potente que atua com 890 nm, penetrando na derme de 5 a 7 cm realizando uma vasodilatação, e com isso angiogênese, regeneração tecidual e alívio de dor e manipulações das fáscias musculares e muito mais.

Dentro deste evento internacional tivemos o II SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA INTENSIVA SOBRATI, com participação do Dr. Rodrigo Tadine da diretoria nacional SOBRATI, e do Dr. Diretor Regional do Nordeste e muitos outros, onde tivemos palestras de desmame ventilatório, parada cárdiorespiratória, SDRA, Monitorização do paciente crítico, Ventilação não invasiva, e uma introdução sobre a importância do suporte básico de vida onde um profissional atuando de forma de técnicas simples e manuais podendo reverter o quadro de uma PCR, e a clínica fisioterapeutica em pneumo funcional.

Onde tal simpósio deixou claro a importância do fisioterapêuta intensivista, profissional esse que deve ser dotado de conhecimento teórico e prático e, pronto para atuar e intervir em uma súbita situação crítica dentro da UTI, recentes estudos científicos deixam claro que o fisioterapeuta reduz o tempo de internação do paciente dentro da UTI ,sua importância no controle de infecções, e conforme sua preparação e conhecimento é de vital importância para oxigenação, ventilação e perfusão do sistema respiratório do paciente crítico, isso respeitando cada caso clínico e patológico.

Com tudo só pude concluir que o fisioterapeuta intensivista é um membro respeitado e indispensável do âmbito de UTI, profissional esse que deve ser habilitado, reciclado, atuante em agregar e somar conhecimentos didáticos e profissionais para ter uma boa atuação dentro da UTI, pois como diz o Dr. Daniel Xavier “Dentro da uti não existe mentira, ou você sabe ou você não sabe, o profissional mau preparado não vai ter onde se esconder e vai ser descoberto”. E a enorme importância do profissional realizar pesquisas cientificas, pois só assim irá comprovar cientificamente que suas condutas são de grande importância para a reversão de tal quadro clínico.

Pois só tenho a agradecer ao Dr. José Carlos Rebelo (USA), Dr. Óseas Florêncio de Moura Filho (PI), Dra. Ana Paula Assunção Pinto (SP), Dr. Rodrigo Tadine (SP), Dr. Elson Gama (AL), Dr. Silvania Furtado (AM), Dr. Julio Saiach (Argentina), Dr. Oliver Gültig (Alemanha), pessoas essas que me receberam de braços abertos com uma enorme simpátia e simplicidade, que ambos tem como regra geral, a pesquisa e a proliferação de conhecimento para bem comum da técnica fisioterapeutica e da classe dos profissionais que vivem para reabilitar, nós os fisioterapeutas.

Carlos Elias Jr - Especializando da Sobrati/Manaus.

www.sobratimanaus.com