A Fisioterapia no câncer de mama.(Resumo).
O conceito de reabilitação esta relacionado diretamente à qualidade de vida. Considerando-se a alta incidência do câncer de mama, a grande possibilidade de uma longa sobrevida e a desestruturação que o diagnóstico e tratamento do câncer de mama acarretam na vida da mulher, tem ocorrido uma maior demanda para se investir na qualidade de vida da paciente. Portanto qualquer procedimento cirúrgico seja curativo ou paliativo, está associado ao risco inerente de complicações, que serão os alvos do processo de reabilitação (prevenção e/ou recuperação). A restauração completa da função deveria sempre ser o objetivo da reabilitação. Caso não for possível, a manutenção da capacidade funcional em sua extensão máxima permanece como objetivo. Os esforços da equipe de reabilitação muitas vezes podem retornar o paciente com câncer a uma vida ativa e produtiva. Estes objetivos da reabilitação devem ser adaptados a cada paciente e, se necessário, alterados de acordo com as mudanças das necessidades do paciente.
Solicite o artigo na íntegra!!
Concordo plenamente.. A reabilitação pós-câncer de mama é algo novo e que precisa ser bastante explorado pelo Fisioterapeuta. É uma área onde se pode utilizar de uma gama de recursos para maximizar o retorno deste paciente às suas avd´s!
ResponderExcluirsem sombra de dúvida. A oncologia é uma área extensa onde o fisioterapeuta ainda tem muitas possibilidades...
ResponderExcluir